domingo, 17 de março de 2013

Voadeira nova

Esta semana tive que adquirir uma voadeira nova e depois de muito ver e pensar adquiri a que mostro na foto.
Tenho duas artesanais mas a rede é tipo capoeira e danifica muito as penas, ficam para o desmame dos canários na primeira semana de separação dos pais.
Quanto ás criações não estão a correr muito mal mas algumas femeas continuam a pregar partidas, tenho uma amarela que vai para o ninho e depois estica o rabo para trás e lá vai o ovo para o chão mas acho que optei por uma opção nova que foi colocar um ninho exterior e já está no choco com 3 ovos porque os da 1ª postura e dois ovos da segunda foram todos parar ao fundo da gaiola.
Depois tenho um casal que tive que separar o macho porque nasceram os filhotes e em vez da femea em cima das crias estavam os dois em cima, ele já fazia isto durante o choco mas agora ia dar cabo das crias de certeza.
Para ajudar à festa no dia 6 de março caíu dois trovões daqueles que fazem tremer a mobília por volta da meia noite e não sei se terá sido esse o motivo mas três casais que íam nascer as crias no dia 9 e 10 não tiraram nada e ao abrir os ovos tinham os passarinhos mortos.
Não me preocupa tanto estes azares porque sorte ou não, os casais que mais me agradam estão a criar bem.
Espero que as criações de todos corra pelo melhor!
 
 
Voadeira nova
 
Vermelhos na voadeira nova
 
 Castanhos pastel vermelho mosaico na voadeira nova
 
Ninho exterior
 
4 crias de amarelos
 
4 crias de vermelho mosaico
 
2 crias de castanho pastel vermelho mosaico

 
 2 crias de vermelhos

3 comentários:

  1. Viva,
    Vi este seu blogue que achei magnifico, com uma série de sequências fotográficas e decidi solicitar-lhe a sua opinião. Neste momento tenho 4 casais todos eles no choco com um total de 19 ovos. Não sei de destes 19 ovos vai sair alguma ave, se isso acontecer será lá para o dia 24 , 25 Março. Partindo do principio que terei algumas aves, estou num dilema uma vez que os ninhos onde estão actualmente são exteriores e abertos. Entretanto adquiri ninhos fechados (Já vi que tem iguais, são da 2GR) e só não os utilizei logo pela simples razão de que demoraram muito tempo a fazer a entrega e quando chegaram já as fêmeas estavam no choco. Não arrisquei a mudança. Agora tenho receio que as crias possam por qualquer motivo cair do ninho ou os próprios pais as atirarem ninho fora e se isso acontecer é morte certa uma vez que caem desamparadas nos mosaicos e alguns a uma altura considerável. A minha pergunta é: será que posso fazer a transferências das crias para os novos ninhos, assim evitaria a queda para o lado de fora das gaiolas embora elas possam ser arrastadas para o seu interior, mas aí as probabilidade de sobrevivência já seriam maiores. Devo dizer que sou iniciante nestas andanças, comecei apenas em Janeiro deste ano e se saírem algumas crias, será a primeira vez, embora já em tempos longínquos tenha criado periquitos (cheguei a ter uma colónia de 52 aves)
    Obrigado
    santoscardoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, amigo Cardoso
      Eu no seu caso aconselho que não faça trocas agora dos ninhos porque iria dar bronca de certeza.
      Para ser sincero as unicas vezes em que caíram passaros para fora do ninho foi na altura de os anilhar, se bem que este ano ainda não aconteceu em nenhum e acontece porque alguns pais ao verem as anilhas querem limpar o ninho por achar que se trata de sujidade e pegam na anilha com o bico e vai a cria juntamente para o fundo da gaiola.
      Para ser sincero nunca fiz alterações dos ninhos quanto ao formato quando estão em criação mas quase arrisco a dizer que se o tivesse que fazer seria apenas quando as femeas já não ficam em cima deles e teria que observar o comportamento dos pais para ver se aceitavam a troca de ninho nessa altura que estou convencido que na maioria dos casos aceitam bem a troca e continuam a alimentar os filhotes.
      Espero ter entendido o meu ponto de vista e que lhe corra bem as criações.

      José Gama Martins

      Eliminar
    2. Viva
      Muito obrigado pela sua disponibilidade em ter respondido. Vou de certeza seguir o seu conselho. Mais uma vez desejo-lhe um bom ano de muita criação

      Eliminar