quarta-feira, 6 de março de 2013

Canários 2013

Os primeiros canários de 2013 já estão nas voadeiras e começaram a nascer as primeiras crias da 2ª postura.
Este ano as coisas que parecia que iriam correr bem inverteram-se e as crias estão abaixo do normal.
Tem acontecido de tudo desde fêmeas que saem do choco a faltar um ou dois dias de nascerem as crias, outras que colocam um ou dois ovos e não entram em choco e algumas que não alimentam os filhotes e estes acabam por morrer.
No meu canaril a temperatura tem-se mantido desde o inicio entre os 13º e os 15º e a humidade entre 65% e 72% pelo que acho que não será por aqui que as fêmeas estejam a pregar partidas se bem que o tempo esteja muito inconstante este ano.
Vamos a ver como corre a 2ª postura, porque pelo que tenho falado com alguns criadores amigos as coisas não estão a correr mal só a mim, mas há que continuar e tentar superar as adversidades que vão surgindo.
 
lipocromos vermelhos
 
 amarelos, castanhos pastel e vermelhos mosaicos (estão juntos só até começarem a comer corante aos 45 dias)
 
 castanhos pastel com 30 dias quase a irem para a voadeira

4 comentários:

  1. Bom dia Sr. José,

    Mais um vez desejo as maiores felicidades e espero realmente que a segunda postura corra melhor.
    Eu tenho um casal de canários e estou com dificuldades também este ano. O macho faz o ninho mas a fêmea destrói, mas o mais estranho é que já vi a fêmea a ser galada e até agora nada. Fiz um tratamento que me pareceu adequa, retirei a grade à uma semana e até agora nada. O que poderá estar a passar-se?

    Boa sorte para a segunda postura,
    Cumprimentos,
    Tiago Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Tiago, o que se está a passar com essa tua fêmea pode ter várias hipoteses, existem femeas que por ser o primeiro ano de criações não sabem fazer o ninho e são preguiçosas ou não está ainda em acção para começar a postura o que não será muito provável uma vez que já viste o macho a galar.
      Por outro lado se apenas retiraste a grade há uma semana acho que não é tarde eu tive femeas que só passados 15 dias é que começaram a postura.
      Eu costumo dar vitamina E para estimular as aves antes da primeira postura durante 4 ou 5 dias e antes da 2ª postura tambem dou durante 2 ou 3 dias.
      Por vezes acontecem situações que não há nada que as faça acertar a postura eu mesmo este ano tenho dois casais de vermelhos que não fazem nada por mais que tente dar a volta, fazem o ninho depois desmancham, metem 1 ou dois ovos depois param e não entram em choco e voltam a desmanchar os ninhos, enfim são daquelas que na primeira oportunidade tiram o passaporte de ida.
      Cumprimentos e boa sorte

      José Gama Martins

      Eliminar
  2. Boa tarde,

    Gostei muito o passaporte de ida. :)
    Não sei se foi por acaso mas colocou hoje o primeiro ovo. Agora resta esperar até por lá todos os verdadeiros.
    Eu também dei a vitamina E. Agora a ler o seu comentário lembrei-me de uma coisa. Tal como disse fez ontem uma semana que os juntei, e já estava à três dias a vitamina E. Qual a sua opção? É dar até ela colocar o primeiro ovo ou apenas durante esses 5 dias?Foi um dúvida que me surgiu e tive medo de dar de mais.

    Cumprimentos,
    Tiago Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Cada criador opta pela maneira que as coisas lhe corram melhor com as experiências que vai tendo época após época mediante as informações que vai colhendo de criadores muito experientes.
      Eu por exemplo a partir do momento em que colocam o primeiro ovo já só dou vitamina E antes de iniciarem a segunda postura.
      Já agora também te digo eu prefiro que as femeas apenas coloquem o primeiro ovo uma semana depois de tirar a grade do que logo ao terceiro ou quarto dia porque quando isso acontece é raro o primeiro ovo estar galado.
      Já agora hoje demanha quando fui tratar da rapaziada tenho um canários que está a criar com duas femeas, uma delas colocou hoje o 4º ovo e coloquei-o logo junto da outra femea ainda não tinha virado costas já ele estava em cima dela, aquele artista não falha um ovo nas duas femeas é um castanho pastel vermelho mosaico.
      Cumprimentos,
      José Gama Martins

      Eliminar